INTERVENÇÃO

 
 

GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL

Desde 2001, que a AGIR XXI gere um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P.

OBJETIVO PRINCIPAL

Prestar apoio a jovens e adultos desempregados, descentralizando os serviços do IEFP, proporcionando uma resposta mais próxima e pessoal aos beneficiários.

 

O GIP é um serviço gratuito, disponível aos beneficiários, de apoio na procura ativa de emprego, formação e/ou alternativas para o desenvolvimento de percursos de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O GIP desenvolve um conjunto variado de respostas, desde o encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, ações de formação no âmbito da Vida Ativa, Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) ou para Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (Centros Qualifica) até à realização de Sessões de Técnicas de Procura de Emprego (TPE) ou Promoção de Competências Pessoais e Sociais na Procura de Emprego, entre outras.

INTERVENÇÃO

INDIVIDUAL

Acompanhamento individual de cada beneficiário, através de definição do Plano Pessoal de Emprego e objetivos pessoais;

Apoio na procura de emprego e elaboração de candidaturas;

Acompanhamento no processo de seleção e de entrevistas;

Follow-up após colocação.

INTERVENÇÃO

 EM GRUPO

Sessões de Informação Coletiva em regime semanal para contacto direto e atualizado com informação útil para a sua (re)integração no mercado de trabalho e vida ativa.

Este é também um espaço reservado para a partilha entre os intervenientes, fomentando a participação social.

GEPE - GRUPOS DE ENTREAJUDA NA PROCURA DE EMPREGO 

Promovido pelo IPAV - Instituto Padre António Vieira, os GEPE são grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem periodicamente para procura ativa de emprego, na qual todos os membros colaboram e se entreajudam. A AGIR XXI apoia assim desempregados muito fragilizados, em particular os que sofrem maior impacto psicológico do desemprego, quer pela sua duração, situação inesperada ou pela vulnerabilidade em que se encontram.

Atendimento

2ª a 6ª feira: das 10h às 13h e das 14h às 16h
 

 

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA ADULTOS 

(EFA)

Desde 2001, a AGIR XXI em parceria com o IEFP, já formou mais de 1600 utentes nas mais diferentes áreas: desde a costura, à geriatria, socorrismo e assistência na saúde. 

OBJETIVO PRINCIPAL

Oferta de educação e formação para adultos que pretendam aumentar as suas qualificações e interesses, através da aquisição de habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.

GRUPOS ALVO

EFA - B1 + B2 candidatos com inscrição ativa nos centros de emprego que saibam ler e escrever, sem terem completado o 4º ano.  Quando terminado com aproveitamento equivale ao  6º ano e uma certificação profissional, com a duração de cerca de 12 meses.

 

EFA B3 candidatos com inscrição ativa nos centros de emprego com o 6º ano completo. Quando terminado com  aproveitamento equivale ao 9º ano e uma certificação profissional, com duração de cerca de 18 meses.

 

PROJETOS 

COSTUR'ART

O Costur’Art é um projeto que nasce de um grupo de mulheres com formação na área da costura e da sua vontade de partilhar saberes, mas também potenciar capacidades. É um atelier com o objetivo de desenvolver competências nas áreas de costura, arranjos e confeção de artigos para pessoas particulares ou empresas.

No âmbito da responsabilidade social, estilistas como Storytailors reconhecem que estas mulheres através deste modelo de atelier e com a supervisão da formadora e da direção,estão aptas a confecionar peças de vestuário de Alta Costura.

         

             SERVIÇOS DE COSTURA

O CASAlinho COMUM é um espaço de encontro, aprendizagem e valorização dos saberes da comunidade. É um espaço para a criação de atividades e projetos que visam a melhoria da qualidade de vida de TODOS os cidadãos do bairro.

Aqui promove-se um lugar de cidadania, de responsabilização, empoderamento e governança integrada do território, onde uma assembleia e um grupo se junta para dinamizar o bairro.

 

Projeto integrador para a melhoria de vida, saúde e bem-estar na comunidade do Bairro do Casalinho da Ajuda.

O Programa de Mentores para Migrantes é uma iniciativa promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações e desenvolvida, por todo o país, por um conjunto de parceiros locais, dos quais a AGIR XXI faz parte. Com objetivos particulares de proporcionar apoio, acompanhamento, orientação para a resolução de dificuldades ou preocupações dos/as imigrantes com vista à sua integração, devolvendo estas partilhas à sociedade civil, motivando voluntários para a participação e troca de experiências em diferentes domínios. A AGIR XXI, disponibiliza um técnico para a avaliação de matching entre necessidades das comunidades de migrantes e as valências dos voluntários.

woman-falling-in-line-holding-each-other

BIPZIP 2018 JOBSTER

O projeto visa a redução da taxa de desemprego jovem através de abordagens inovadoras  e motivacionais.

  • JOBSTER - uma scooter que se desloca diariamente ao encontro dos jovens desempregados

  • Dinâmicas ROTUNDA - sessões de formação em grupo desenvolvidas com recurso a técnicas teatrais 

  • Criação do programa MIND a GAP - para pessoas com doença mental ou necessidades especificas

  • Criação de um LABoratório do Trabalho -  um espaço de trabalho partilhado destinado a jovens desempregados

  • App JOBSTER - aplicação digital de acesso gratuito, que possibilite e facilite a interligação entre candidatos e recrutadores 

  • CoLab - Momentos colaborativos de reflexão e avaliação do projeto

                                                  

AGIR XXI

Associação para a Inclusão Social

Rua do Vale Formoso de Cima, 47

1950-265 Lisboa

21 838 00 03

92 755 01 78

  • instagram
  • facebook
  • linkedin

© Agir XXI Associação para a Inclusão Social 2020 | Todos os direitos reservados.