INTERVENÇÃO
GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL

Desde 2001, que a AGIR XXI gere um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P.
OBJETIVO PRINCIPAL
Prestar apoio a jovens e adultos desempregados, descentralizando os serviços do IEFP, proporcionando uma resposta mais próxima e pessoal aos beneficiários.
O GIP é um serviço gratuito, disponível aos beneficiários, de apoio na procura ativa de emprego, formação e/ou alternativas para o desenvolvimento de percursos de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
O GIP desenvolve um conjunto variado de respostas, desde o encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, ações de formação no âmbito da Vida Ativa, Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) ou para Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (Centros Qualifica) até à realização de Sessões de Técnicas de Procura de Emprego (TPE) ou Promoção de Competências Pessoais e Sociais na Procura de Emprego, entre outras.

Atendimento
2ª a 6ª feira: das 10h às 13h e das 14h às 16h
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA ADULTOS
(EFA)
Desde 2001, a AGIR XXI em parceria com o IEFP, já formou mais de 1600 utentes nas mais diferentes áreas: desde a costura, à geriatria, socorrismo e assistência na saúde.

OBJETIVO PRINCIPAL
Oferta de educação e formação para adultos que pretendam aumentar as suas qualificações e interesses, através da aquisição de habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.
GRUPOS ALVO
EFA - B1 + B2 candidatos com inscrição ativa nos centros de emprego que saibam ler e escrever, sem terem completado o 4º ano. Quando terminado com aproveitamento equivale ao 6º ano e uma certificação profissional, com a duração de cerca de 12 meses.
EFA B3 candidatos com inscrição ativa nos centros de emprego com o 6º ano completo. Quando terminado com aproveitamento equivale ao 9º ano e uma certificação profissional, com duração de cerca de 18 meses.
PROJETOS
COSTUR'ART
O Costur’Art é um projeto que nasce de um grupo de mulheres com formação na área da costura e da sua vontade de partilhar saberes, mas também potenciar capacidades. É um atelier com o objetivo de desenvolver competências nas áreas de costura, arranjos e confeção de artigos para pessoas particulares ou empresas.
No âmbito da responsabilidade social, estilistas como Storytailors reconhecem que estas mulheres através deste modelo de atelier e com a supervisão da formadora e da direção,estão aptas a confecionar peças de vestuário de Alta Costura.
O CASAlinho COMUM é um espaço de encontro, aprendizagem e valorização dos saberes da comunidade. É um espaço para a criação de atividades e projetos que visam a melhoria da qualidade de vida de TODOS os cidadãos do bairro.
Aqui promove-se um lugar de cidadania, de responsabilização, empoderamento e governança integrada do território, onde uma assembleia e um grupo se junta para dinamizar o bairro.
Projeto integrador para a melhoria de vida, saúde e bem-estar na comunidade do Bairro do Casalinho da Ajuda.
O Programa de Mentores para Migrantes é uma iniciativa promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações e desenvolvida, por todo o país, por um conjunto de parceiros locais, dos quais a AGIR XXI faz parte. Com objetivos particulares de proporcionar apoio, acompanhamento, orientação para a resolução de dificuldades ou preocupações dos/as imigrantes com vista à sua integração, devolvendo estas partilhas à sociedade civil, motivando voluntários para a participação e troca de experiências em diferentes domínios. A AGIR XXI, disponibiliza um técnico para a avaliação de matching entre necessidades das comunidades de migrantes e as valências dos voluntários.
BIPZIP 2018 JOBSTER
O projeto visa a redução da taxa de desemprego jovem através de abordagens inovadoras e motivacionais.
-
JOBSTER - uma scooter que se desloca diariamente ao encontro dos jovens desempregados
-
Dinâmicas ROTUNDA - sessões de formação em grupo desenvolvidas com recurso a técnicas teatrais
-
Criação do programa MIND a GAP - para pessoas com doença mental ou necessidades especificas
-
Criação de um LABoratório do Trabalho - um espaço de trabalho partilhado destinado a jovens desempregados
-
App JOBSTER - aplicação digital de acesso gratuito, que possibilite e facilite a interligação entre candidatos e recrutadores
-
CoLab - Momentos colaborativos de reflexão e avaliação do projeto